História


A União dos Cegos e Amblíopes do Seixal – Movimento Associativo, antes formado como MOCAS (Movimento dos Cegos e Amblíopes do Seixal), pessoa colectiva de Direito privado, sem fins lucrativos, nasceu a 21 de Julho de 2009. Foi criada com a finalidade de apoiar pessoas com deficiência visual e com os objectivos de promover e desenvolver as capacidades dos deficientes visuais no plano educativo, sociocultural e desportivo uma vez que enquanto pessoas de plena cidadania, sentimos responsabilidades acrescidas na defesa da dignidade da pessoa cega e grande preocupação em todas as vertentes da sua inclusão social.

Estando sedeada no Concelho do Seixal, freguesia de Corroios, a UCAS tem orientado as suas actividades culturais e desportivas a nível concelhio ambicionando a médio prazo alargar o seu trabalho a toda a região da Península de Setúbal.

Os 2 anos e poucos meses de actividade pautaram-se pela realização de eventos como: excursões, passeios, visitas a museus ou locais turísticos, comemoração de dias festivos, férias, etc. 
Destacando-se também a nível desportivo, as três organizações de torneios de Goalball sendo duas iniciativas englobadas na seixalíadas e a terceira no âmbito do nosso 1º aniversário.

Ainda na vertente desportiva, abraçámos o desafio de criar em 2010 uma equipa de Goalball, juntando um grupo de atletas experientes dispostos não só a dar resposta em termos competitivos nas competições oficiais, mas sobretudo na preparação e formação de jovens jogadores, capazes de fazer rejuvenescer a modalidade em Portugal. Os êxitos desportivos foram assim uma realidade tendo a nossa equipa de Goalball na época desportiva 2010/11 vencido 2 dos 3 torneios que disputou para além de se sagrar campeã a nível nacional e de conquistar também a Taça de Portugal. No presente ano desportivo a nossa equipa iniciou em alta reconquistando o torneio que aUCAS organizou no âmbito da 28ª Seixalíadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário